SAT Fiscal, quais os procedimentos pra inciar o uso ?
Aqui vamos te dar o passo a passo do que é preciso para iniciar o uso do sat.
S@T – Sistema Autenticador e Transmissor
Este tópico já foi abrangido em artigos anteriores, para consultar clique aqui.
É de conhecimento público, que no estado de São Paulo, a emissão de Cupom Fiscal Eletrônico deve ser feito via SAT. Mesmo que opte por emitir NFCe, é obrigatório ter um equipamento SAT para contingência.
Pois bem, mas isso pode causar alguns transtornos para quem não conhece do assunto, e junto disso, pode gerar insegurança no quesito aquisição e procedimentos para uso.
Basicamente para iniciar o uso do SAT são necessários os seguinte passos :
Passo 1 – Efetuar a compra do equipamento SAT
Esta compra deve ser feita através de revendedores devidamente autorizados e cadastrados, pois será necessário informar o número de série do equipamento na NFe de compra, já que sem esta informação não será possível efetuar a vinculação do mesmo ao seu CNPJ.
Passo 2 – Certificado Digital
Será necessário ter um certificado digital válido para acesso ao posto fiscal eletrônico para efetuar a vinculação do equipamento ao seu CNPJ.
Se você não tiver o certificado digital, você pode adquirir conosco, basta solicitar o contato de nossos especialista pelo link .
Obs : Você poderá efetuar a solicitação de usuário e senha, para isso é necessário se deslocar até o posto fiscal da sua região e fazer a solicitação presencialmente.
Passo 3 – Efetuar a vinculação no posto fiscal, utlizando o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT CFe (SGCR – SAT) ou solicitar que a sua contabilidade o faça.
Se for o caso de você mesmo optar por fazer a vinculação, siga os passos abaixo. Neste passo será necessário efetuar o acesso como contribuinte. Utilize o seu certificado digital para acesso ou seu usuário e senha fornecido pelo posto fiscal.
3.1 – Após o login, você acessará a página inicial do do sistema e conterá um menu de funções a seu dispor. Neste caso selecione a seguinte rota : Equipamento -> Ações -> Vincular Equipamento SAT
3.2 – Os dados de CNPJ e Razão Social da sua empresa devem estar preenchidos, informe o número de série do equipamento constante na nota fiscal de compra do seu fornecedor. Clique no botão “+” verde ao lado do campo do número de série para incluir o equipamento na lista. Veja que após esta operação o númerod e série aparece abaixo do campo que vc digitou.
3.3 – Informe seu melhor e-mail no campo e-mail.
3.4 – Selecione a opção : “Aceito como válido o Certificado Digital fornecido pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.”
3.5 – Clique em enviar.
3.6 – Após esta operação, se tudo estiver correto, deverá ser apresentado o protocolo oficial de vinculação. Gere e salve o PDF deste protocolo e guarde-o, pois será necessário o uso dele no passo 5.
Passo 4 – Contrate uma empresa fornecedora de um sistema para emissão de CFe SAT.
Neste passo, é importante você contratar um sistema que lhe forneça solução e não problemas, então é bastante importante sempre levar em consideração o custo X benefício desta escolha. Nem sempre o sistema mais caro é o melhor e nem sempre o sistema mais barato é o pior. Tudo vai de acordo com aquilo que você está buscando. É importante que antes de contratar a empresa você faça uma pesquisa sobre este parceiro que você pretende contratar.
Para isso, separamos alguma informações que você deve levar em consideração :
4.1 – Pesquise no próprio SGCR – SAT informações sobre a situação cadastral da empresa, você pode fazer isso no sistema através da rota : Software House -> Cadastro da Empresa -> Consulta Pública, informe o CNPJ e clique em Pesquisar. Na última coluna no resultado aparece a situaçaõ cadastral e esta deve estar aprovada. Você também pode confrontar as informações do CNPJ, Razão Social, Nome Fantasia e UF. Se tiver alguma divergência é necessário ficar atento, para não ter problemas futuros com o fisco.
4.2 – Solicite ao seu fornecedor algumas referências de empresa com telefone e nome de contato, pelo menos umas 5 empresas, de preferência empresas conhecidas e do seu ramo de atividade ou ainda que sejam da sua região. Entre em contato com estas empresas e solicite uma “carta de recomendação” e principalmente solicite informação sobre o suporte que seu futuro parceiro presta a estes clientes. É de suma importância que seu fornecedor tenha um departamento de suporte que seja realmente seja seu parceiro e que irá te ajudar em situações do dia a dia e não vai te deixar na mão.
4.3 – Faça uma consulta no site da RFB (Receita Federal do Brasil) o CNPJ da empresa, para confrontar as informaçãoes contidas lá.
4.4 – Procure no Reclame Aqui informações sobre a empresa que você estiver contratando e leve em consideração as informações contidas lá e principalmente qual o score da empresa neste site.
4.5 – Por fim, mas de maior importancia, solicite ao seu fornecedor uma apresentação do sistema, afim de você tirar suas dúvidas e ver o mesmo em ação, desta forma você consegue pelo menos inicialmente, ver a “cara” do sistema e também avaliar se é um sistema de fácil utilização e principalmente se vai atender suas necessidades.
Passo 5 – Envie o protocolo de vinculação para a empresa fornecedorea do equipamento SAT
Para efetuar a ativação do equipamento, será necessário as informações contidas neste documento oficial. Envie o arquivo .PDF gerado no passo 3.6 para a empresa que fará a ativação.
Passo 6 – Após a ativação é necessário informar a empresa do seu sistema para que ela faça o procedimento de homologação do seu sat.
Passo 7 – Agende com a empresa do sistema a instalação e treinamento do sistema.
Pronto, agora é só começar a emitir seus cupons.
Vale salientar que um dos melhores sistemas para emissão de Cupom Fiscal hoje é o ERP – SGCL, com ele você pode efetuar a emissão fiscal de forma simples e tranquila, nós fazemos toda a instalação dos equipamentos e efetuamos o treinamento, ambos de forma presencial ou remota, você escolhe.
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