Entregas e-commerce via drones ?
E-commerce com entrega em domicílio, via drones ?
É isso mesmo, o que um dia poderia parecer uma utopia, está na verdade virando uma realidade. A FAA (Agência de Aviações do Estado Unidados) aprovou as regras para entregas de encomendas via drones em todo o território nacional.
Este é um passo significativo para que a idéia realmente se concretize, uma das regras mais importantes, é que a FAA pode e deverá exigir a identificação remota de cada equipamento respopnsável pelas entregas, o chamado “Remote ID”.
Esta regra visa a segurança necessária para os consumidores.
A identificação será obrigatória para drones com peso maior que 250 gramas e também será necessária para drones menores em certos casos, como voos em montagens ao ar livre.
Para operações noturnas, a FAA disse que o drone deve ser equipado com luzes anticolisão, para facilitar a visualização do mesmo. As regras finais permitem operações sobre veículos em movimento em algumas circunstâncias.
Uma mudança na regra final exige que esses pequenos drones não tenham partes rotativas expostas que possam machucar a pele, avitando danos significativos nos humanos. A regra de identificação remota elimina o requisito de que os drones estejam conectados à internet para transmitir dados de localização. A transmissão da identificação tem que ser feita por frequência de rádio e deverá ser monotorada e passada para os consumidores através das empresas donas de cada drone.
Mais opções de entregas
A UPS, a maior empresa de entrega de pacotes do mundo, recebeu em outubro de 2019 a primeira licença dos EUA para operar uma linha aérea de drones. E a Wing, do grupo do Google, obteve certificação de transportadora aérea para uma operação de drone com um único piloto, isto é, o avanço tecnológico vai permitir que uma frota seja operada remotamente, o que deverá diminuir os custos de entregas e desta forma incentivar ainda mais o comércio eletrônico (e-commerce).
Em agosto passado, o serviço de drones da Amazon recebeu aval do governo dos EUA para testar entregas de pacotes.
As novas regras da FAA entrarão em vigor 60 dias após a publicação. Os fabricantes de drones terão 18 meses para começar a produzir drones com a identificação remota, enquanto os operadores de drones terão mais um ano para começar a usar drones com o sistema.
Esta “nova” forma de entregas deverá a longo prazo, aumentar as vendas via e-commerce e será extremamente necessário fazer parte deste nicho de mercado.
Você já está pronto para as inovações da área comercial impulsionadas pela tecnologia ?
Conheça nosso ERP – SGCL que possui integração total com e-commerce nas plataformas Nuvemshop e Tray, eleve seu empreendimento a um novo nível.
Veja também : E-commerce: Empresários pretendem investir em 2021