E-commerce: Empresários pretendem investir em 2021
Pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que 63% dos donos de micro e pequenas empresas pretendem investir, principalmente em e-commerce, no próprio negócio em 2021. As entrevistas foram realizadas entre os dias 20 e 24 de novembro, com 6.138 empresários de todos os estados e do Distrito Federal.
Segundo o levantamento, os empresários têm intenção de aplicar recursos, principalmente, em e-commerce, divulgação, modernização de produtos e processos, ampliação da oferta de produtos, serviços, atendimento e capacidade produtiva.
O que isso quer dizer ?
Isso quer dizer que o mercado virtual tende a crescer ainda mais este ano.
No ano passado, impulsionado pela pandemia, as vendas on-line via e-commerce, aumentaram em 47% de acordo com pesquisa Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo. Segundo este pesquisa o faturamento com as vendas online subiu astronomicamente, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020 e este ano a tendência é isso aumentar ainda mais.
Contrapartida
Em contrapartida, o faturamento bruto das empresas que não possuem uma loja na internet, caiu motivado também pela pandemia, porém o consumidor brasileiro está se acostumando com a nova forma de efetuar suas compras, optando pelo uso da internet. O Sebrae realizou uma outra pesquisa e mostrou ainda que, em novembro, houve uma quebra no ritmo de recuperação do faturamento das micro e pequenas empresas. Pela primeira vez, depois de seis meses de diminuição da queda de faturamento, a baixa no faturamento médio registrou nova aceleração (passou de uma queda de 36% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2019, para uma baixa de 39% em novembro).
Segundo o levantamento, houve ainda um crescimento da proporção de empresários que disseram estar com muitas dificuldades para manter o negócio em operação (de 43%, em setembro, para 47%, em novembro).
Isso para aqueles que não possuem um canal de vendas via internet, os que possuem tal recurso conseguiram equilibrar as contas de acordo com o aumento de faturamento oriundo da loja virtual.
E você ?
É notório que quem não se inovar, vai ficar pra trás. Hoje se tornou imprescindível ter um comércio eletrônico. E então qual a saída ? Pra ontem você precisa montar sua loja virtual e integrar com o seu ERP de vendas física, assim você consegue continuar trabalhando normalmente, mas tendo que efetuar suas entregas por tranpsotadora.
Conta conosco
Nosso sistema ERP – SGCL possui integração total com loja virtual de simples uso, bastando apenas um clique e suas vendas estarão ao seu dispor no seu sistema. Acesse aqui e saiba mais !
Confira também : O varejo online pós-pandemia deverá continuar forte
Não tem ERP ?
Confiram também : Sistema ERP: você sabe o que é?